Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Último...Mas Não Menos Importante !!

Oi!
Hoje é meu último post !
E para finalizar proponho uma reflexão aos novos e recém-formados casais.
Ultimamente tenho visto muitos casais passarem por problemas parecidos e, por ser um assunto delicado, nem sempre é tratado abertamente.
Ou então começa-se a discutir o assunto quando a relação já está bem desgastada.
Do que eu estou falando???
DE DINHEIRO !
Tenho tentado chegar á um acordo com o João sobre nossas finanças. Gostaria muito de definir isso antes de dividirmos o mesmo lar, a mesma cama, a mesma escova de dentes e as mesmas contas.
O que fazer?
Abrir uma conta totalmente conjunta?
Abrir uma conta parcialmente conjunta, apenas para as despesas da casa?
Dividir as contas e cada um paga alguma coisa?
Li muitas coisas sobre o assunto. Na verdade cada casal deve chegar ao seu consenso, mas dicas de especialistas, psicologos, economistas, livros sobre o assunto nunca são demais.
A verdade é uma só: CONVERSEM, não podemos minimizar este assunto.

Vamos á algumas dicas de Conrado Navarro, educador financeiro:
- Problema 1: casais falam pouco sobre dinheiro - Você sabe quanto seu par ganha? Voce sabe as contas que ele paga? Pare, discuta sobre isso de uma forma séria, tudo tem que ser colocado em pratos limpos. Ele/Ela será seu parceiro para a vida toda, nao há porque ter segredos.
Problema 2: Minha conta, minha conta. Sua conta, sua conta - Casou? Então comece uma vida conjunta duradoura e inteligente. Difinam gastos mensais, respeitem individualidades, e lembrem sempre de honrar com as despesas da casa.
Problema 3: existem muitos planos e pouco compromisso - Discutiu o problema 1 e 2 ? Entao agora coloca em prática!! Não adianta ser o casal mais maravilhoso do mundo e cada um ser mais egoista do que o outro. Tem que haver um comprometimento. Quem paga a conta? Como paga? Quando paga?
Problema 4: juram amor eterno, mas não pensam na velhice - Após passar pelo periodo inicial, de adaptações, pensem no futuro!
Problema 5: gastam mais do que ganham - Isso é o que MAIS acontece. Cuidado com os parcelamentos! Cuidado com financiamentos! Pense nisso antes de casar porque se um dos dois for compulsivo é capaz de levar os dois á falência. Os casais gastam mais com: Carro, Viagens, Shopping e Supermercado.

*Gostei da conclusão dele: A mensagem final é simples: vivam o casamento como um casamento. Compartilhem a cama, o microondas, os problemas, as alegrias, as conquistas e o dinheiro. Vençam juntos. Fracassem juntos.

Um beijão á todas, Lígia

Um comentário:

  1. Lígia querida!! Você é um sucesso nesse blog!! :) Vamos adora sempre ter seus posts aqui! Bjo

    ResponderExcluir